10 previsões sobre o futuro do trabalho na América Latina

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São Paulo, 15 de fevereiro de 2021– O ano de 2020 foi complexo, com muitas mudanças em todos os níveis. A forma das pessoas se relacionarem foi atravessada pelo distanciamento social, a saúde incorporou máscaras e o paradigma de como trabalhar mudou completamente. No que diz respeito ao trabalho, a mobilidade empresarial foi avançando pouco a pouco, mas a implementação massiva deste modelo foi algo que ninguém previu a curto ou a médio prazo.

À medida que uma nova realidade é construída, as empresas da América Latina e do mundo se adaptam às novas regras do trabalho. E como resultado das lições aprendidas com a pandemia e dos desafios que ainda temos pela frente, a #Citrix compartilha abaixo uma série de previsões para 2021 com foco na América Latina que ajudarão as empresas a organizar suas prioridades para um novo ano.

 1. Voltar ou não ao escritório?

Aos poucos, o retorno aos escritórios começa a ficar mais próximo, mas como será que isso vai acontecer? O escritório como o conhecíamos não parece ser o que veremos em 2021. Nesse sentido, acreditamos que formato de trabalho híbrido que irá combinar atividades no escritório com o trabalho remoto. O escritório se tornará um espaço colaborativo onde as instâncias de encontro serão utilizadas para criar com outras pessoas, inovar, se beneficiar do pensamento de grupo, socializar, avaliar onde estamos e definir cursos de ação. No final das contas, o escritório não é mais o único lugar onde podemos trabalhar.

 2. Experiência do usuário e bem-estar digital como áreas-chave para TI

A experiência do usuário e o bem-estar digital tiveram vários obstáculos a serem superados ao longo de 2020. E a tecnologia pode ser um deles ou ser um facilitador. Em 2021, veremos as empresas se concentrarem em melhorar a forma como seus funcionários trabalham para liberar todo o seu potencial e melhorar sua relação com a tecnologia. As tecnologias que podem realmente contribuir para evitar o desgaste e aumentar a produtividade serão aquelas que privilegiem os colaboradores auxiliando-os no seu dia a dia, eliminando ruídos, promovendo um melhor equilíbrio entre a vida pessoal e profissional e orientando-os no cumprimento dos seus objetivos.

 3. Tecnologias “como serviço” continuarão a apoiar as empresas na região

Durante a pandemia, foi a maneira mais fácil de adquirir tecnologias vitais para implementar rapidamente o trabalho remoto, pois envolvia apenas a assinatura de um serviço, em vez de comprar um produto e todo o ciclo de aquisições que isso implica. Esta realidade fez com que o modelo de tecnologias como serviço se consolidasse muito mais. Em 2021 ele terá continuidade, beneficiando as empresas da sua escalabilidade para se adaptarem aos requisitos de TI que podem mudar ao longo do ano, de acordo com as necessidades do negócio, mas também com a realidade local.

 4. Talento sem fronteiras

Ao confirmar que as pessoas não precisam estar no escritório para serem produtivas, a possibilidade de contratação de funcionários de outras cidades começará a se expandir e se tornar efetiva. O talento deixará cada vez mais de estar restrito a um local físico específico, à medida que o trabalho remoto continua a crescer e novas formas de medir e planejar o trabalho do funcionário são introduzidas.

 5. Nuvens múltiplas e híbridas

Em 2021, os ambientes híbridos de várias nuvens continuarão a crescer. Isso acontecerá porque as empresas continuarão buscando maneiras de diminuir sua dependência de datacenters privados (modelo baseado em Capex) e cada vez mais contar com provedores de nuvem para obter agilidade e flexibilidade (modelo baseado em Opex), em linha com as necessidades atuais.

 6. As tecnologias inteligentes se tornarão essenciais nos espaços de trabalho

O espaço de trabalho digital não é mais suficiente. A vida no trabalho de hoje exige que se agregue inteligência e, embora se fale por muito tempo sobre a incorporação de tecnologias inteligentes no trabalho, agora é real. A inteligência artificial e as técnicas de aprendizado de máquina permitirão aprender como cada funcionário trabalha e possibilitarão personalizar o espaço e a experiência de acordo com sua função e estilo de trabalho. Será possível automatizar tarefas repetitivas e orientar os funcionários em um fluxo de trabalho organizado. Além disso, a inteligência artificial fortalecerá a segurança ao aprender a diferenciar o comportamento padrão de cada funcionário de possíveis ataques.

 7. O foco da segurança (mais do que nunca) deve ser o usuário

Com funcionários distribuídos em diversos locais, a superfície de ataque se expandiu, as redes e dispositivos usados foram diversificados e as vulnerabilidades aumentaram. É muito importante criar um perímetro de segurança ao redor do usuário sem interferir na sua produtividade.  Neste ponto, ter uma arquitetura Zero Trust permitirá validar constantemente se o perímetro de segurança permanece intacto através da análise e da verificação da identidade das pessoas, analisando seu contexto e seus comportamentos.

 8. Em um esquema de trabalho distribuído, a conectividade é a chave

Com o trabalho remoto em alta, as empresas devem ser capazes de lidar com o tráfego distribuído. Na verdade, a conectividade foi um dos principais problemas durante a pandemia, dificultando o trabalho dos funcionários. Um foco maior em SASE (Secure Access Service Edge) garantirá acesso seguro à Internet para trabalhadores remotos. É hora de reprojetar a rede com uma abordagem inteligente e segura. A incorporação de inteligência também no nível da rede permite não apenas monitorar e prover análise contínuas das aplicações e do comportamento do usuário, mas também alta disponibilidade, desempenho e detecção de anomalias.

 9. Os novos planos de continuidade de negócios

Muitas coisas ao nosso redor deixaram de se concentrar no hardware e passaram a ser definidas pelo software. Os planos de continuidade de negócios pré-pandêmicos tinham um foco maior na proteção do datacenter, tendo site back-ups, garantindo o fornecimento de energia, entre outros. Os novos planos, baseados nos desafios de 2020, se concentrarão em garantir o acesso da força de trabalho aos dados e aplicações que precisam para trabalhar, não importa onde estejam. E a chave para isso é software, nuvem, ferramentas de colaboração e espaços de trabalho digitais.

 10. O novo futuro do trabalho

Não há dúvidas de que em 2020 se acelerou a chegada de maior mobilidade empresarial e flexibilidade no trabalho para às empresas latino-americanas. Porém, se definirmos em que nível de trabalho remoto estamos (sendo 1 o mais básico e 5 o mais avançado), estaremos no nível 1. O que veremos a partir de 2021 é a incorporação de tecnologias que causarão um impacto real na produtividade e na experiência do usuário, levando a mobilidade que temos hoje a novos patamares. Esse processo de aprimoramento trará maior automação, organização, personalização e grandes contribuições para o bem-estar digital, sempre com segurança e performance como base.

Sobre Citrix

A Citrix ajuda as organizações a oferecer uma experiência unificada, independentemente de onde o trabalho precisa ser feito: no escritório, em casa ou em qualquer outro local. Nossos espaços de trabalho digitais fornecem a cada funcionário o que ele precisa para fazer seu melhor trabalho. E nossa plataforma reúne a experiência do usuário, a flexibilidade de TI e a segurança necessária para impulsionar a inovação, a resiliência e a continuidade dos negócios, ao mesmo tempo que amplia os limites geográficos, de dispositivos, de redes e até mesmo de nuvens para entregar. uma melhor experiência de trabalho para os funcionários.

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Fonte: Luciana Pinheiro – Sales Director at Citrix