O que é uma CDN? Definição de CDN

0

Uma CDN (Rede de Entrega de Conteúdo) é uma plataforma de servidores altamente distribuída que ajuda a minimizar atrasos no carregamento de conteúdo de páginas da Web, reduzindo a distância física entre o servidor e o usuário. Isso ajuda os usuários de todo o mundo a visualizar o mesmo conteúdo de alta qualidade sem lentidão no tempo de carregamento.

Sem uma CDN, os servidores de origem de conteúdo devem responder a cada solicitação de usuário final. Isso resulta em tráfego significativo para a origem e carga subsequente, aumentando assim as chances de falha na origem se os picos de tráfego forem excessivamente altos ou se a carga for persistente.

Ao responder às solicitações dos usuários finais no lugar da origem e nas proximidades física e de rede do usuário final, uma CDN transfere o tráfego dos servidores de conteúdo e melhora a experiência na Web, beneficiando tanto o provedor de conteúdo quanto seus usuários finais.

Como funciona uma CDN?

Mais da metade do tráfego da Internet é fornecido por uma rede de entrega de conteúdo (CDN). O objetivo da CDN é reduzir a latência – o atraso entre o envio de uma solicitação de uma página da Web e o carregamento completo da página da Web no dispositivo – reduzindo a distância física que a solicitação precisa percorrer.

Por exemplo, um visitante dos EUA que deseja visualizar conteúdo originado em um servidor baseado no Reino Unido terá tempos de carregamento ruins, se essa solicitação tiver que viajar pelo Atlântico.

Para evitar isso, as CDNs armazenam uma versão em cache do conteúdo do seu site em várias localizações geográficas em todo o mundo, que são conhecidas como “pontos de presença” (PoPs). Esses PoPs conterão seus próprios servidores de cache e serão responsáveis por entregar esse conteúdo no local do usuário.

Os agentes de usuário, que são essencialmente dispositivos que executam navegadores da Web, fazem solicitações de conteúdo necessário para renderizar páginas da Web, como arquivos HTML, imagens, CSS e JavaScript. Para a maioria das CDNs, cada solicitação de conteúdo fará com que o usuário final seja mapeado para um servidor de CDN idealmente localizado e o servidor responderá com a versão em cache (pré-salva) dos arquivos solicitados. Se não conseguir localizar os arquivos, ele procurará o conteúdo nos outros servidores na plataforma CDN e enviará a resposta ao usuário final. No entanto, quando o conteúdo estiver indisponível ou obsoleto, a CDN atuará como um proxy de solicitação para o servidor de origem e armazenará o conteúdo pesquisado para atender solicitações futuras.

Embora a entrega de conteúdo de website seja um caso de uso comum para as CDNs, não é o único tipo de conteúdo que uma CDN pode entregar. Na verdade, as CDNs entregam uma incrível variedade de conteúdo que inclui: Vídeo com qualidade 4K e HD; streams de áudio; downloads de software como aplicações, jogos e atualizações de SO; registros de dados que contêm informações médicas e financeiras; e muito mais. Potencialmente, qualquer dado que possa ser digitalizado pode ser entregue por meio de uma CDN.

O que e um provedor de CDN?

Um provedor de CDN é um fornecedor que oferece às empresas a capacidade de entregar seu conteúdo aos usuários finais em todo o mundo por meio de uma rede de entrega de conteúdo. A Akamai, é o provedor de CDN líder no mundo.

Por que usar uma CDN?

As CDNs oferecem uma maneira fácil de aumentar a velocidade de um site, reduzindo, ao mesmo tempo, a latência. Portanto, elas são essenciais para a entrega eficiente, rápida e segura de conteúdo para usuários em todo o mundo. Esse conteúdo não se limita apenas ao conteúdo do site; ele também pode incluir vídeo com qualidade 4K e HD, streamings de áudio, aplicações, jogos e atualizações do SO. Com a duração da atenção dos visitantes de um site cada vez mais curta, é fundamental entregar esse conteúdo o mais rápido possível.

À medida que mais empresas estão on-line e o mundo se reúne na Internet para fazer compras, interagir e compartilhar, os provedores de conteúdo colocam-se diante de uma variedade crescente de desafios, tais como: entrega de diferentes tipos de conteúdo, ajuste de conteúdo para diferentes tipos de dispositivos (detecção de dispositivos) e segurança de dados e da presença on-line de seus usuários finais. Os recursos inerentes de uma rede de entrega de conteúdo significam que os provedores de CDN estão posicionados de forma exclusiva para ajudar as empresas a superar esses diversos desafios de entrega de mídia.

Há quase 20 anos, as CDNs formaram a espinha dorsal não visível da Internet, entregando conteúdo on-line de empresas do varejo, finanças, saúde, entre outras, para usuários finais em todo o mundo, com velocidade e em escala. Se você faz quase tudo on-line, você se beneficia de uma CDN – quer saiba ou não.

Esperamos que este artigo tenha sido útil para você.
Para obter mais informações, clique aqui e entre em contato com o nosso time de especialistas.